top of page

ALCORÃO

   Livro sagrado dos muçulmanos que reúne as revelações para o profeta Maomé (Mohammad). O primeiro Corão foi compilado por volta de 650 EC (Era Comum). Este livro é bastante rico nos ensinamentos que providência e do seu estilo literário, é um conjunto de 114 capítulos (suras), que se organizam da seguinte forma: os textos mais longos vêm primeiro, seguidos pelos mais curtos. Exceção à regra, é a sura 1, que inicia o Corão. Denominado “Al Fatiha” (a abertura), este capítulo inicial louva Alá e pede Sua orientação. Para os muçulmanos, o Corão contém as palavras exatas de Deus, que conforme eram reveladas a Maomé, este recitava-as e os seus seguidores escreviam-nas. Algumas histórias são de profetas do Velho e do Novo Testamento da Bíblia.

   As leis do Corão dividem as ações humanas em vários grupos:

  Fard – o que deve ser feito.

 

  Mandub – ações encorajadas e recompensadas por Deus.

 

  Mubah – ações nem punidas, nem recompensadas, pois o Corão nada fala sobre elas.

 

  Makruh – atos desencorajados, mas não punidos.

 

  Haram – ações ilegítimas e puníveis por lei.

 

  Sunna – Palavra que significa “caminho”ou “lei”. São as palavras e atos do profeta. É a explicação prática do conteúdo do Corão através dos ditos, atos e afirmações do profeta Maomé.

 

  Hadith – Dizeres e relatos das ações do profeta, que foram compilados, para servir de exemplo para a geração futura. Duas das mais confiáveis coleções são a do imã Bukhari e a do imã Muslim.

bottom of page