top of page

ORIGENS

  O Islamismo originou-se nas redondezas da cidade de Meca, na atual Arábia Saudita, por volta do ano 600 d.C. Naquela época, um pequeno mercador chamado Maomé(Mohammad) relatou que, num dos seus retiros espirituais, recebeu a palavra divina através do anjo Gabriel, que lhe revelou a existên­cia de um único Deus, Alá, criador do mundo e juiz de todos os homens. Disse ainda que o Paraíso só seria atingido pelos homens que venerassem esse Deus com sinceridade absoluta, a ele dirigissem suas rezas diárias e praticassem a caridade durante a sua vida toda.

   Assim como as duas outras grandes religiões monoteístas, o cristianismo e do judaísmo, as raízes de Maomé estão ligadas ao profeta e patriarca Abraão. Maomé seria seu descendente. Abraão construiu a Caaba, em Meca, principal local sagrado do islamismo. Para os muçulmanos, o islamismo é a restauração da fé de Abraão.

   Ainda no início da formação do Corão, Maomé e um ainda pequeno grupo de seguidores foram perseguidos por grupos rivais e deixaram a cidade de Meca rumo a Medina. A migração, conhecida como Hégira, dá início ao calendário muçulmano. Em Medina, a palavra de Deus revelada a Maomé conquistou adeptos em ritmo acelerado.

   O profeta retornou a Meca anos depois, perdoou os inimigos e iniciou a consolidação da religião islâmica. Quando ele morreu, aos 63 anos, a maior parte da Arábia já era muçulmana. Um século depois, o islamismo era praticado da Espanha até a China. Na virada do segundo milênio, a religião tornou-se a mais praticada do mundo, com 1,3 bilhão de adeptos.

Nos dias de hoje, no mundo inteiro pratica-se o islamismo, no entanto está mais presente na: Indonésia, Arábia Saudita, Argélia, Marrocos, Egito, Irã, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Malásia, Paquistão, Síria, Sudão e Turquia.

bottom of page