CIDADES E LOCAIS DE CULTO
Meca
A localização privilegiada entre as montanhas, o deserto e o ponto de passagem da rota das caravanas, fizeram com que Meca desenvolvesse um intenso comércio. A cidade era também um importante centro religioso, para qual se dirigiam pessoas dos lugares mais distantes da Arábia. Essas pessoas oravam na Kaaba, construção em forma de cubo onde estava a pedra negra sagrada, considerada de origem divina. Os árabes eram, inicialmente politeísta (antes do Islamismo): adoravam plantas, animais, astros, e outros elementos da natureza. Foi em Meca que nasceu Mohammad (Maomé), criador do Islamismo.
Caaba
É o centro físico da fé islâmica. Todas as orações são feitas na sua direção. Foi o primeiro santuário construído por Ibrahim para adorar o Deus Único, a Caaba está localizada na cidade de Meca (Makkah). É uma estrutura oca em forma de cubo, com uma pedra negra encravada no lado oriental, constitui o início e o fim do Hajj – peregrinação à cidade de Meca (Makkah).
Antes do Islamismo, os árabes praticavam uma forma politeísta de adoração a Deus. Esta prática estava centralizada no vale de Meca, local sagrado da Caaba,
Uma construção simples em forma de cubo onde se reverenciava um meteorito negro. Com o passar dos anos acabou por se tornar um santuário de ídolos, um para cada dia do ano lunar.
Depois do Islamismo, a antiga forma politeísta de adoração a Deus, deixou de existir.
Pela fé Islâmica, a "Caaba foi originalmente construída por Adão, segundo protótipo celestial, e depois do dilúvio reconstruída por Abraão e Ismael. É por este motivo que a Mesquita da Caabaé muito importante para o Islamismo.
Mesquitas
Construções utilizadas para orações Islâmicas.